segunda-feira, 23 de junho de 2008


EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Compreender o conhecimento enquanto patrimônio cultural coletivo da humanidade, significa dizer que o homem se apropria do saber produzido ao longo da história humana por meio de diferentes linguagens materializadas nas interações sócio-culturais.

Tecnologia entendida como uma das linguagens a que o homem se utiliza enquanto comunicação e também uma construção social a qual se realiza e se amplia historicamente, servindo para as relações sócio-econômicas e culturais.

O uso das tecnologias enquanto instrumental mediador na prática pedagógica propõe ser um potencial metodológico da atualidade e integra o contexto educacional dentro de uma proposta mais ampla.

Sabe-se que dentre as tecnologias existentes e apropriadas pela escola e ao ser utilizada pelo professor enquanto parte de ação pedagógica, tem embutido em si toda a concepção de homem e mundo. O professor quando planeja sua ação e seleciona conteúdos, prepara estratégias e ao colocar em prática no momento da aula, explicita ali sua compreensão e visão do fazer docente.

Há por parte dos profissionais da educação todo um esforço em apropriar-se das tecnologias de comunicação, por entender a importância dessas na atual conjuntura e da necessidade de avançar enquanto visão de mudança.

Marlisa Mohr Batista.
Junho/2008.

Um comentário:

Cibele disse...

Olá Marlisa!
Estamos todas nesta tarefa de auxiliar os professores a se apropriarem das tecnologias na sala de aula.
Conte conosco.
Cibele e Marisa